sábado, 19 de fevereiro de 2011

Aulas 1 e 2 - 3º Colegial

Aulas 1 e 2 Sociologia – 3º Colegial

Pesquisa Sociológica – Processo de Pesquisa

- Epistemologia→ “estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é tipicamente conhecida por filosofia do conhecimento.”







- Método científico → “conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências observáveis, empíricas (ou seja, baseadas apenas na experiência) e mensuráveis e as analisar com o uso da lógica.”

- A construção do conhecimento tanto na Sociologia, bem como nas outras ciências, é realizada por meio de relações sociais em determinado tempo histórico, em um contexto imerso a um ambiente de uma cultura vigente e um paradigma estabelecido. Também devemos levar em consideração, como observou Marx, que o conhecimento produzido por uma determinada sociedade está de acordo com o desenvolvimento das forças produtivas e das relações sociais estabelecidas na reprodução da vida material do ser humano.

- Paradigma → “é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.”

- Como se apresenta a Ciência?

“se apresenta como uma forma de os indivíduos agirem como alguma probabilidade de acerto visto experiências anteriores ou até mesmo, como possibilidade de ampliar o conhecimento atual, mediante estudos e experimentações realizadas.

- Não é possível desvincular teoria da prática e vice-versa. Segundo Lakatos e Marconi essa relação se apresenta da seguinte forma:

Teoria em relação aos fatos

Orienta objetivos da ciência

Oferece um sistema de conceitos

Resume conhecimento

Prevê fatos

Indica lacunas no conhecimento

Fatos em relação à teoria

Inicia teoria

Reformula e rejeita teorias

Redefine e esclarece teorias

Clarifica conceitos contidos na teoria

- Qual é a atividade básica da ciência? A pesquisa.

- Pesquisa → “processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador.”

- Qual característica deve apresentar o pesquisador?

  • Conhecimento sobre o assunto estudado
  • Curiosidade
  • Criatividade
  • Integridade intelectual
  • Sensibilidade social
  • Originalidade

- Para se fazer pesquisa exige-se um planejamento. Para isso é comum no campo da investigação científica realizar as seguintes etapas (ler definições das etapas na apostila na página 6):

  1. Formulação do tema
  2. Formulação do problema
  3. Formulação dos objetivos
  4. Construção de hipóteses
  5. Elaboração do marco teórico
  6. Estabelecimento de variáveis
  7. Definição dos instrumentos de coleta de dados
  8. Execução do pré-teste
  9. Planejamento do cronograma e orçamento
  10. Realização da coleta de dados
  11. Análise e interpretação dos dados
  12. Redação do relatório de pesquisa
  13. Referências
  14. Apresentação dos resultados

- Neutralidade axiológica ou não nas Ciências Sociais? (debate em sala de aula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário